Embora o inverno cripto esteja persistindo desde o início do ano passado, o momento baixista de boa parte do mercado – inclusive do tradicional – parece não estar trazendo medo a algumas pessoas, como o caso de Nayib Bukele. O revolucionário presidente, que tornou o bitcoin (BTC) uma moeda oficial em El Salvador, agora anuncia mais uma novidade para sua população, ao aprovar uma nova lei de ativos digitais no país.
El Salvador e bitcoin
A regulamentação do mercado de criptomoedas ainda é algo que patina bastante em diversos países. Mas no pequeno país da América Central, El Salvador e bitcoin tem uma relação bastante próxima.
Até 2021, as moedas oficiais, aceitas pelo governo, eram o dólar norte-americano e a unidade monetária local, Cólon salvadorenho. Porém, o jogo mudou, quando Bukele anunciou, em setembro do mesmo ano, que o bitcoin estava se tornando também uma moeda oficial em El Salvador. A aprovação colocou o país como o primeiro do mundo a adotar a criptomoeda desta maneira dentro de suas fronteiras.
Nova lei de ativos digitais em El Salvador

Mesmo com a adoção oficial do bitcoin em El Salvador, o país ainda não tinha exatamente regras bem estabelecidas sobre outros tokens disponíveis no mercado. Em janeiro, porém, o governo nacional votou e aprovou uma nova lei sobre ativos digitais no país.
A partir da nova legislação, fica elaborada uma estrutura legalizada para a emissão e classificação mais ampla de ativos digitais, que vão além do bitcoin, em El Salvador.
Isso quer dizer que pouco mais de um ano da adoção oficial no país, há uma estrutura regulatória definitiva para valores mobiliários tokenizados, criptomoedas e empresas que querem oferecer serviços de transferências e negociações de criptoativos.
Essa lei de ativos digitais estabelece ainda a criação de uma “Agência de Gestão de Fundos de Bitcoin”, com regras para a supervisão e administração de ofertas públicas de ativos digitais, emitidos por El Salvador e outras instituições governamentais.
Cidade Bitcoin de El Salvador
De olho não apenas no que o bitcoin, como moeda, pode oferecer a El Salvador, o governo atual quer também se tornar uma referência na tecnologia e negócios de criptomoedas em todo o mundo.
Para isso, as autoridades realizam compras constantes da criptomoeda e planejam a criação de uma “Cidade Bitcoin”, como uma espécie de hub de desenvolvimento do setor cripto.
Segundo informações locais, a tal cidade deve ser construída na região do Golfo da Fonseca, na costa sul do país. Por lá, existe um vulcão, chamado Conchagua, que seria responsável por fornecer energia geotérmica limpa para a mineração de bitcoin, em El Salvador.
Para o desenvolvimento, claro, o governo precisa de financiamento. Por isso, aproveitando a região vulcânica, o país pretende criar o “Volcano Token”. A partir deste token, a ideia é arrecadar cerca de US$ 1 bilhão para direcionar fundos à criação da infraestrutura básica da Cidade Bitcoin.
Gostou desse conteúdo? Entre em nosso blog e venha conhecer mais sobre o mundo cripto e financeiro apresentado pelos especialistas da 4TBank!