fbpx
  • Home
  • Sobre Nós
  • 4TBCoin
  • Compre Cripto Ativos
  • Exchange
  • Blog
Login
Abrir uma Conta
FísicaJurídica

A carteira de criptomoedas do Facebook, Novi está “pronta para chegar ao mercado”

setembro 16, 2021
criptomoedas do facebook

A premissa máxima do Bitcoin, a primeira criptomoeda desenvolvida no mundo, era de trazer uma nova maneira de se relacionar com a economia global. Por meio do blockchain, os valores estariam protegidos, rastreados, validados com exatidão e, principalmente, as transações mais rápidas e baratas. Embora, em 2010, quando lançada ao público, a moeda digital talvez estivesse longe de seu propósito, 11 anos depois, a história é bem diferente. Durante um bom tempo, governos, agências regulatórias e até mesmo empresas desdenharam das criptomoedas. Mesmo com o crescimento rápido do setor, muitas autoridades se negaram a reconhecer a importância da inovação e até mesmo começaram a espalhar boatos e informações falsas sobre a segurança da tecnologia e uma pseudo relação com atividades criminosas. Com várias dessas visões já desmentidas, esse grupo não teve outra saída, senão, aceitar a novidade. Hoje, pessoas do alto escalão do governo já estão direcionando o desenvolvimento das chamadas CBDCs – Central Bank Digital Currency, ou criptomoeda do Banco Central. A China, por exemplo, está em projeto bastante avançado, inclusive, em fase de testes. No Brasil, o Real Digital também parece mais próximo do que nunca, com possível lançamento, também por testes, em 2024.

Se foi interessante para os governantes, é claro que, muito antes, já era atrativo para as empresas. Há cerca de dois, três anos, a rede social de Mark Zuckerberg estava trabalhando no lançamento de uma criptomoeda do Facebook, chamada Libra. Com ela, usuários do mundo inteiro seriam capazes de fazer transações monetárias e compras, centralizadas pela plataforma da empresa, com um custo baixíssimo. Nesse momento, as autoridades ligaram o sinal de alerta e cobraram uma série de explicações e documentações aos desenvolvedores, já que, ali, havia uma grande ameaça aos poderes regulatórios. As exigências foram tantas, que a empresa de Zuckerberg abandonou o projeto… Pelo menos, por um período.

Em 2020, a equipe da rede social, responsável pela novidade, mudou completamente o escopo da proposta para, enfim, preencher os requisitos esperados pelas autoridades. O nome, agora, deixa de ser Libra e passa a ser Diem. E a Novi, carteira digital que armazenará a criptomoeda, está “pronta para chegar ao mercado”, segundo David Marcus, executivo do Facebook.

De acordo com a publicação do chefe da divisão de serviços financeiros da rede social, no portal Medium, a carteira digital está “regulamentada e estamos confiantes em nossa capacidade operacional de exceder os altos padrões de conformidade que serão exigidos de nós”. Para Marcus, seria injusto o Facebook atrasar mais uma vez a entrega dos benefícios da plataforma, que pode transformar completamente o sistema global de pagamentos, que é lento e caro.

Além do fato inovador, o executivo comentou sobre a Novi em si. A ideia de interoperacionalidade vai permitir que pessoas físicas e até pequenas empresas contem com a ferramenta para fazer suas remessas nacionais e internacionais, com custos bem mais acessíveis. Essas movimentações poderão ser feitas com moedas fiduciárias e stablecoins. “Se apenas oferecêssemos dinheiro fiduciário em Novi, isso agregaria muito valor às pessoas. Poderíamos oferecer pagamentos domésticos e internacionais, e isso beneficiaria o Facebook. (…). Mas, antes de fazermos isso, acredito firmemente que se houve alguma vez uma chance de criar um protocolo aberto e interoperável para dinheiro na internet e realmente mudar o jogo para pessoas e empresas em todo o mundo, essa é hora”.

Entre as diversas críticas que o antigo projeto Libra recebeu, está a de facilidade de lavagem de dinheiro, financiamento ao terrorismo e evasão fiscal. David Marcus respondeu que “stablecoins bem projetadas e seu ecossistema de carteiras têm o potencial de melhorar a implementação tradicional desses controles. É um equívoco pensar que os ativos digitais são anônimos. Construídas e configuradas da maneira certa, stablecoins e carteiras colocam a diligência do cliente no centro de sua abordagem de conformidade”.

De fato, a tecnologia blockchain, embora seja relativamente anônima, a rastreabilidade das movimentações é extremamente precisa. Mesmo que o caminho até chegar ao criminoso seja longo, em algum momento, ele será encontrado. Não à toa, uma pesquisa de segurança da internet mostra que menos de 1% das transações envolvendo criptomoedas são para fins ilícitos. O mesmo não acontece com dinheiro fiduciário, principalmente em espécie, em que o rastreio é praticamente impossível.

Por enquanto, a Novi tem licença para operar em quase todo o território dos Estados Unidos. Para evitar novas repressões, a empresa afirmou que não lançará a criptomoeda do Facebook, nem sua carteira, em locais que não tenham autorização para operar.

Fique por dentro de todas as novidades do universo cripto acompanhando as nossas redes sociais:

Instagram: @4tbankdigital
Facebook: @4tbank
Linkedin: @4tbank

Notícias

Últimos Posts

O que é um utility token
CriptoAtivos, Educação

Utility Tokens: conheça o que são e para que eles servem!

14 mar às 12:25 pm
Os utility tokens são uma categoria específica de criptoativos, em que a “utilidade” é a marca registrada dessa classe. Por isso, ela se tornou popular entre muitas empresas, principalmente e-commerces e clubes de futebol, por terem a capacidade de oferecer descontos e acesso a produtos ou experiências exclusivas. Mas como…
Conheça os melhores filmes e documentários sobre criptomoedas
Educação

5 documentários sobre criptomoedas para que você entenda melhor a tecnologia!

13 mar às 7:06 pm
Assistir documentários sobre bitcoin (BTC) e outras criptomoedas é um ótima maneira de se atualizar e aprender, de forma mais simples e rápida, como funciona e quais as perspectivas sobre essa revolução financeira e tecnológica. Por isso, separamos para você 5 documentários sobre moedas digitais que vão te ajudar a…
Como funciona a economia digital
4TBank

Conheça os segredos para se adaptar a Economia Digital

10 mar às 6:11 pm
A economia digital já está bastante presente na vida das pessoas, favorecendo a compra e venda de produtos e serviços, de forma ágil, muitas vezes mais barata e sem precisar sair de casa. Por outro lado, essa mesma economia digital traz desafios enormes aos empreendedores, que precisam atender uma série…

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • 4TBCoin
  • Compre Cripto Ativos
  • Exchange
  • Blog

Suporte

  • Atendimento agora
  • Perguntas Frequentes
  • 4TBank na Mídia
  • Política de privacidade
  • Política de conheça seu cliente
  • Política de PLD-CFT

Copyright – 2020 4TBank. Todos os direitos reservados

Menu