fbpx
  • Home
  • Sobre Nós
  • 4TBCoin
  • Compre Cripto Ativos
  • Exchange
  • Blog
Login
Abrir uma Conta
FísicaJurídica

Day trade: o que é, como funciona e quais as vantagens

novembro 8, 2021
day trade

A velha imagem de um dia de operação na bolsa de valores, com um monte de pessoas engravatadas, aglomeradas em um salão e telas cheias de números, em meio a uma gritaria sem fim, já morreu há algum tempo, mas ela ainda é vívida no inconsciente de muitos. O mercado de ações, hoje, se tornou muito mais tecnológico e até mesmo mais democrático. Com a facilidade de acesso a conteúdo referente ao setor financeiro, como YouTubers e outros influenciadores digitais, o sonho de se virar um Day trade passou a ser realidade. Isso é facilmente traduzido em número. A B3, responsável pela bolsa de valores brasileira, viu a marca de 1 milhão de pessoas inscritas na plataforma ser batida em abril de 2019. Em março do ano seguinte, bem quando a pandemia do novo coronavírus se oficializou, o número dobrou. Agora, no primeiro trimestre deste ano, são mais de 3,5 milhões de novos investidores, segundo dados da própria B3. 

Com a entrada de novos “jogadores” nesse setor, as possibilidades de rentabilidade aumentaram significativamente, principalmente com o Day trade para um público, até então, excluído do mercado financeiro. Entretanto, o sonho vendido nas redes sociais nem sempre é verdadeiro ou fácil de se alcançar. Por isso, ter pés no chão, controle de risco e conhecer exatamente a modalidade de investimento mais famosa no momento é fundamental para evitar frustrações. 

O que é day trade? 

A expressão trade, em inglês, pode ser traduzida, no mercado financeiro, como negociação. Enquanto o swing trade indica que o investidor pode segurar suas posições por dias ou semanas, o day trade se refere às negociações realizadas dentro do período de um dia. 

Essa modalidade se tornou bastante atrativa, inclusive, pois costuma gerar descontos sobre as tarifas, conforme o usuário aumenta seu volume. As corretoras dão esse benefício, já que a participação de mais players aumenta a liquidez do mercado. 

Como funciona o day trade funciona? 

Como em todas as corretoras, o usuário precisa se cadastrar em alguma plataforma e adicionar fundos para operação. Nela, basta o investidor escolher o papel que mais lhe atrai e realizar a compra. 

Embora a expressão “compra na baixa, vende na alta” já tenha virado até piada entre algumas comunidades, o day trade se baseia exatamente nessa premissa. Como as operações ocorrem em apenas um dia, o investidor precisa ficar atento para determinar um preço de compra bom no período. Assim que o mercado voltar a subir, ele precisa se posicionar para vender quando a ação atingir seu strike de preço. 

Mas qual a vantagem do day trade? 

O mercado financeiro é composto por uma série de variáveis. Geralmente, os investidores experientes dividem suas análises entre técnicas e fundamentais. Enquanto as técnicas se baseiam na observação pura e simples do comportamento gráfico dos preços, as fundamentais caminham para os eventos e dados das empresas para basear seus trades. 

Essas informações de análise fundamental se tornaram bastante fáceis de serem encontradas, principalmente com a segmentação de muitos veículos de comunicação sobre o mercado financeiro e notícias coorporativas. InfoMoney e Valor, por exemplo, são alguns dos sites que sempre mostram os dados empresariais, níveis de produção, fusões, entre tantos outros eventos do setor. 

Mas mesmo com essa facilidade de obter informações, elas nem sempre estão acessíveis ao grande público ou são possíveis de serem controladas. Por isso, os investidores preferem o apoio na parte técnica, que é justamente onde o day trade acontece. Resumidamente, basta saber fazer uma boa análise de gráficos, que o usuário não vai precisar se debruçar em notícias. 

É possível fazer day trade com criptomoedas? 

O Bitcoin é a primeira criptomoeda do mundo, lançada em 2010 ao público. Embora seu foco principal não fosse se tornar um investimento, seus usuários trataram de também acrescentar essa roupagem à moeda digital. Sem uma base muito definida de operações, as corretoras passaram a negociar o ativo nos mesmos moldes do mercado tradicional. Desta forma, há, sim, day trade com Bitcoin, Ethereum e tantas outras criptomoedas, a depender da oferta das exchanges. 

Há riscos no day trade? 

Grande parte dos brasileiros ainda está preso à poupança bancária. E não dá para culpá-los. Além da educação financeira no país ser bastante deficitária, as economias são tão suadas por aqui, que a possibilidade em perder tudo em um investimento de ligeiro risco já é o suficiente para afastar potenciais novos investidores. 

E assim como na maioria dos investimentos – inclusive na poupança – existem os riscos das operações. No caso do day trade, a pessoa precisa desprender um bom tempo de estudo e treino no simulador, antes de fazer qualquer tipo de entrada real, já que a análise técnica não é uma ciência exata, muito menos simples de se aprender em uma semana. Dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostram que apenas 5% dos day traders no Brasil conseguem ganhos acima de R$ 10 mil por mês. 

Desta forma, após muito estudo e prática, faça um gerenciamento de riscos. Levante o volume de perdas que você pode ter no mês, assim como estipular os ganhos – plausíveis – no período. Até pegar confiança, não entre com grandes volumes. Vá testando o mercado e a si mesmo no processo. Nunca faça operações por euforia ou susto também. 

Se está pensando em virar day trade, estude bastante, não faça loucuras e seja paciente. O mercado é volátil e muitas informações nos bastidores podem levar a movimentações bruscas de preços e comprometer parte de suas aplicações! 

4TBank

Últimos Posts

O que é um utility token
CriptoAtivos, Educação

Utility Tokens: conheça o que são e para que eles servem!

14 mar às 12:25 pm
Os utility tokens são uma categoria específica de criptoativos, em que a “utilidade” é a marca registrada dessa classe. Por isso, ela se tornou popular entre muitas empresas, principalmente e-commerces e clubes de futebol, por terem a capacidade de oferecer descontos e acesso a produtos ou experiências exclusivas. Mas como…
Conheça os melhores filmes e documentários sobre criptomoedas
Educação

5 documentários sobre criptomoedas para que você entenda melhor a tecnologia!

13 mar às 7:06 pm
Assistir documentários sobre bitcoin (BTC) e outras criptomoedas é um ótima maneira de se atualizar e aprender, de forma mais simples e rápida, como funciona e quais as perspectivas sobre essa revolução financeira e tecnológica. Por isso, separamos para você 5 documentários sobre moedas digitais que vão te ajudar a…
Como funciona a economia digital
4TBank

Conheça os segredos para se adaptar a Economia Digital

10 mar às 6:11 pm
A economia digital já está bastante presente na vida das pessoas, favorecendo a compra e venda de produtos e serviços, de forma ágil, muitas vezes mais barata e sem precisar sair de casa. Por outro lado, essa mesma economia digital traz desafios enormes aos empreendedores, que precisam atender uma série…

Mapa do Site

  • Home
  • Sobre Nós
  • 4TBCoin
  • Compre Cripto Ativos
  • Exchange
  • Blog

Suporte

  • Atendimento agora
  • Perguntas Frequentes
  • 4TBank na Mídia
  • Política de privacidade
  • Política de conheça seu cliente
  • Política de PLD-CFT

Copyright – 2020 4TBank. Todos os direitos reservados

Menu