Exchange de criptomoedas é um plataforma que, além de conectar usuários que desejam comprar e vender moedas digitais, realiza também o armazenamento dos tokens negociados.
Essa custódia feita pela corretora de criptomoedas, entretanto, pode não atender a necessidade de muitas pessoas, que buscam, então, uma carteira digital particular para realizar a custódia dos ativos.
Mas então uma é melhor que a outra? É o que vamos ver a seguir!
Carteira de Exchange

Por padrão, assim que você abre sua conta em uma exchange, uma wallet é criada. É nela que todas as moedas compradas dentro da plataforma estarão depositadas.
As carteiras das corretoras são, em sua grande maioria, muito seguras, mas principalmente práticas.
Afinal, suas criptos estão imediatamente acessíveis para que você possa vender seus ativos, caso identifique uma boa oportunidade de mercado.
Por outro lado, a custódia das moedas e o armazenamento das chaves-privadas – veremos sobre isso mais à frente – são realizados pela exchange, sendo ela suscetível a algum ataque hacker ou até mesmo má administração da empresa.
Isso leva os ativos depositados a ficarem propensos a roubos a qualquer momento, se a corretora de criptomoedas que você escolheu não for a das mais confiáveis.
Como funciona uma carteira de criptomoedas?

Uma carteira de criptomoedas é responsável por armazenar suas moedas digitais, a partir do registro de transações de uma blockchain.
Desta forma, as transferências que ocorrem para o seu endereço, a chave-pública, ficam registradas na rede e também na wallet, garantindo que aqueles bitcoins, ethereums, cardanos ou outras moedas sejam suas.
Esse armazenamento, claro, precisa ser protegido. Por isso, cada carteira gera uma ou mais chaves-privadas, que são códigos formados por palavras, equivalente a uma senha.
Essa chave-privada deve ser de conhecimento apenas do dono da carteira.
Enquanto a chave-pública, ou seja, o endereço da carteira, pode e precisa ser compartilhado ao usuário que irá transferir uma criptomoeda para você.
Carteira de criptomoedas fora da exchange
Se nas exchanges o armazenamento das criptomoedas fica sob controle de uma empresa, há maneiras de realizar a “autocustódia“, por meio de carteiras particulares.
Esse tipo de wallet é um programa de computador, que não está integrado a uma corretora de moedas digitais.
Assim, apenas você terá acesso à chave-privada e será sua responsabilidade armazená-la com cuidado.
Uma vez perdida a chave-privada, a carteira se torna inacessível para sempre!
Mesmo assim, diferente da carteira da exchange, a wallet particular é mais segura, já que um ataque hacker se torna muito menos provável e mais difícil.
Mas, claro, a segurança está atrelada ao software escolhido, assim como o método de armazenamento da chave-privada. Muitas pessoas, por exemplo, optam por escrever o código à mão em um papel, longe de qualquer meio digital, que possa ser violado.
Outro grande diferencial importante entre a carteira particular e a da exchange está na acessibilidade.
Neste tipo de armazenamento, é possível apenas a transação de criptomoedas. Dinheiro tradicional não é movimentado dentro dessa plataforma.
Assim, caso você queira trocar suas criptomoedas de uma carteira particular por reais (BRL) ou dólares, será preciso encontrar outra pessoa disposta a fazer essa compra, a partir de uma taxa combinada entre vocês.
Se a negociação for ocorrer por meio de uma corretora de moedas digitais, então, é necessário enviar seus ativos ao wallet da exchange, mediante pagamento de taxa de transação da blockchain, para então ter acesso aos tokens na plataforma.
Carteira de Exchange x Particular

Seja a carteira de exchange ou particular, ambas são funcionais. Apenas apresentam propósitos diferentes.
Se você é um trader e quer negociar rapidamente seus ativos, é possível manter parte de suas moedas digitais depositadas na carteira da corretora, e o restante em autocustódia.
Agora, se sua ideia é fazer o HODL, ou seja, comprar e guardar a moeda por vários meses ou anos, esperando uma valorização expressiva, a versão particular pode ser a melhor opção neste caso.